terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Satisfação x engajamento dos empregados, o que é mais importante?


Engajamento é importante?

Qual a diferença entre satisfação e o engajamento dos empregados?


Eis alguns pontos que respondem os dois questionamentos acima:


A satisfação dos empregados é totalmente diferente do engajamento dos empregados. Satisfação dos empregados mede o quão eles são felizes com o ambiente de trabalho. É uma medida de como eles estão felizes com o café na sala de descanso, a qualidade do café, da refeição, do transporte, etc. Eles podem está bastante satisfeitos com a sua função na qual na realidade só trabalham uma média de três horas por dia e passam o resto do tempo no Facebook ou navegando na Internet.


Satisfação do empregado por si só não é uma medida útil.


Engajamento dos empregados, por outro lado, é uma medida de quão bem os empregados entendem o que você precisa que eles façam e como eles estão dispostos a dar esforço discricionário para fazê-lo.


Empregados engajados, por definição, empregados comprometidos, são mais produtivos e eficazes em oferecer o que é mais importante para a sua organização. E isso impacta diretamente força de trabalho.


Engajamento dos empregados é, certamente, algo a ser buscado, um desafio para todas as organizações. Empregados comprometidos, energizados e ativados (ou seja, os empregados que sabem o que você precisa, estão estimulados para as entregas e eles têm as ferramentas que precisam para fazer o trabalho).


De acordo com um recente estudo global da força de trabalho realizado pela consultoria em RH Towers Watson, os empregados engajados entregam margens operacionais três vezes mais do que as empresas com empregados descomprometidos.


Satisfação e engajamento não são apenas muito diferentes, mas cada um pode ter um efeito diferente sobre o seu negócio. Atitude é bom e dá um certo nível de valor para a organização, no entanto, o engajamento é a verdadeira força motriz para a produtividade, com resultados mensuráveis da força de trabalho.

Quando os departamentos de recursos humanos estabelecem estratégias pró-ativas para promover o engajamento, ao invés de simplesmente fazer os empregados felizes, isso pode ter um impacto real sobre a produção (de até US $ 3 milhões).

Maneiras de desenvolver uma força de trabalho envolvida incluem: Atenção genuína para as necessidades dos empregados, o incentivo para contribuir de forma construtiva e altos padrões pessoais.


Se algumas empresas optam por concentrar as suas energias dessa forma ou não, os seus empregados deve ser sua prioridade. Se você despreza seus empregados, certamente eles desprezarão seus clientes.


Por que precisamos e é importante focar no engajamento? 4 de cada 5 empregados não atingem seu pleno potencial e 4 de cada 10 empregados são descomprometidos.

Em síntese, empregado satisfeito é o empregado feliz com sua empresa, em particular com o seu trabalho, com seus colegas de trabalho, etc. Empregado comprometido / engajado é aquele que contribui para o aperfeiçoamento da empresa tipicamente acompanhada pela satisfação.

Pense muito antes de fazer sua pesquisa de clima ou mesmo pesquisa de engajamento, pois pesquisas sem ações são sem sentido, até mesmo prejudiciais.  Se você vai gastar com um levantamento sobre os problemas com a satisfação ou falta de engajamento dos empregados, então você deve agir sobre o que eles dizem de forma consistente. E você deve comunicar as intenções, planos de ações e os resultados por toda a organização.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

DIGITAL HUMAN RESOURCES NEWS. The dollars and sense of employee engagement [Infographic]. HRNewsDaily. Disponível em <http://hrnewsdaily.com/the-dollars-and-sense-of-employee-engagement-infographic/> Acessado em 25 de Dez. 2012.

IRVINE, Derek. Engagement not important? Here’s why this guy is completely wrong. TLNT – The Business of HR. Disponível em < http://www.tlnt.com/2012/12/24/engagement-not-important-heres-why-this-guy-is-completely-wrong/#more-71758 > Acessado em 25 de Dez. 2012.


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