Pular para o conteúdo principal

Faça a missão da sua organização significativa



Bill George quando era CEO da Medtronic (empresa global que desenvolve e fabrica equipamentos inovadores de tecnologia médica e terapias pioneiras para o tratamento de doenças crônicas em todo o mundo), acostumava reunir os pacientes que usavam os equipamentos da empresa com empregados envolvidos na fabricação dos produtos. Por quê? Para mostrar a sua equipe que eles não estão apenas fazendo componentes de interfaces gráficas (widgets). São trabalhos que salvam as vidas das pessoas.

O desempenho e inovação podem aumentar quando as pessoas ressoam com a missão de seu trabalho. Abaixo, está um resumo de conversa de Daniel Goleman com Bill George sobre como tornar a missão significativa para sua equipe.

Trazer os clientes da Medtronic para conhecerem a nossa equipe foi o dia mais importante do ano. Trouxemos seis pacientes, um deles era Warren Bennis, que recebeu um desfibrilador da Medtronic. Ele conheceu todas as pessoas na linha de produção. O que ele fez? Ele agradeceu a qualidade do trabalho da equipe, que estava ajudando a mantê-lo vivo, e, em seguida, ele falou para três mil pessoas no nosso saguão e para 20.000 expectadores via webcasting, contando a sua história.

Temos pacientes que chegam e contam a sua história, porque eles ressoam muito mais do que qualquer tipo de estatísticas que podemos ter. Uma pessoa dizendo, eu não tinha vida. Eu não podia nem brincar com meus netos. Eu não tinha esperança. Eu estava confinado a uma cadeira de rodas. Eu estava enfraquecendo. Eu estava pensando em suicídio, porque eu tinha paralisia cerebral, e sua bomba, minha aliada amigável aqui, me deu esperança para o futuro. Agora, eu tenho diploma de ensino médio. Eu me formei na faculdade, eu vou me casar. Eu tenho esperança. Eu ainda tenho paralisia cerebral, mas eu tenho esperança para minha vida.

E é isso que emociona as pessoas na Medtronic. Não apenas as pessoas nas linhas de produção, mas nos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, ou as pessoas que trabalham no departamento de contabilidade. Todo mundo pode ressoar com isso. Esse é o negócio em que estamos! Recuperar as pessoas para a vida plena e com saúde. Mas isso não dever ser só salvar vidas. Poderia ser um Starbucks onde buscamos novas e boas experiências. Ou por que você paga mais de quatro dólares por uma xícara de café? Você se sente assim, isto é como a minha casa longe de casa. Eu me sinto bem. Eu posso trabalhar no meu computador. Essas pessoas são importantes para mim.

O ponto é: torne a missão significativa para as pessoas que estão cumprindo essa missão. A missão tem que ser viva. Quer seja um caixa de um banco, que não tem a função apenas de conceder-lhe um empréstimo, ou uma segunda hipoteca, ou tentar vender algum serviço, dizendo oh! Você tem um casal de filhos, não é? Você necessita de um financiamento para a faculdade? Bem, podemos ajudá-lo a fazer isso? Eles não são mais um vendedor, e sim, alguém que está verdadeiramente em busca de uma causa, uma solução para a sua necessidade. Estes são normalmente as pessoas menos remuneradas nas empresas e, podem ser as mais importantes, porque são os que interagem com os clientes. Eles são os únicos que tomam as decisões de qualidade, mas geralmente não compreendemos isto.

Aqui está outro exemplo de uma empregada responsável pela válvula cardíaca da Medtronic que disse: “Eu não estou colocando apenas as válvulas”. Uma vez ela me disse: “Você sabe o que me faz ter mais orgulhoso? Quando eu volto para casa à noite, eu penso que há cinco mil pessoas vivas, andando e tendo uma vida saudável por causa da válvula do coração que eu fiz”. Agora ela tem uma missão para sua própria vida. Nós estamos alinhados. Ela alinhou seu trabalho com seus próprios valores, ela vai para casa e diz que trabalhei duro, mas valeu apena. Eu tenho uma vida que significa algo.


REFERÊNCIAS

Tradução e adaptação do texto original de:

GOLEMAN, Daniel. Make the mission meaningful. Disponível em  <http://www.linkedin.com/today/post/article/20121220212057-117825785-make-the-mission-meaningful?trk=mp-details-f-nav> Acessado em 25 de Jun. 2012.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o