Diariamente surge um monte de
pesquisas e as melhores delas são as que lhe dizem algo novo ou inova sobre um
tema particularmente interessante relacionada às competências comportamentais.
Às vezes, porém, nos deparamos com uma pesquisa que apresenta simplesmente o que já sabemos, porém de forma nova e sob uma perspectiva instigante.
Assim é a
nova pesquisa realizada com 174 empregadores pela OI Partners por Parceiros OI, uma organização que se descreve como especializada
em programas de recolocação profissional e transição de carreira, programas de coaching executivo, programas de desenvolvimento de liderança e soluções
de força de trabalho.
O que me chama atenção sobre esta pesquisa é o tema “as oito qualidades que os empregadores mais valorizam nos trabalhadores”.
Sim, provavelmente cada gestor tem a sua própria lista do que procuram em um empregado, e provavelmente já a desenvolveram por meio da tentativa e erro ao longo de sua carreira profissional. Isso é o que torna esta pesquisa ainda mais interessante, porque qualquer gestor tem suas preferências de qualidades que quererem ver correspondidas nos empregados comparadas com o que os outros gerentes estão procurando.
Então, aqui está uma lista, acompanhada dos comentários de Steve Ford, presidente OI Partners Veja se ela combina com a sua:
1. Ser parte de uma equipe (selecionada por 71% das empresas pesquisadas): "Ser parte de uma equipe assumiu uma prioridade maior já que muitas empresas ainda estão operando com as forças de trabalho mais enxutas e há uma maior necessidade de cumprir metas por meio dos outros".
2. Totalmente focado na
satisfação do cliente
(escolhido por 68% dos empregadores): "Os empregados devem compartilhar
com seus líderes as cartas e e-mails de
elogios que recebem. Não
presuma que ele já sabe sobre o seu excelente serviço ao cliente, mas faça de
uma forma discreta”.
3. Motive e envolva
outras pessoas em seu ambiente de trabalho (escolhido por 65% das empresas): "Em uma economia
desafiadora, os empregadores apreciam quando seus empregados alcançam e mantém-se
mutuamente motivados e envolvidos em seu trabalho".
4. O sucesso em alcançar seus objetivos críticos (escolhido por 62% das empresas): "Estes são os primeiros de uma ou duas razões por ter optado de contratar uma pessoa e não a outra. Realizar esta qualidade conta mais do que quaisquer outras contribuições que você possa ter feito".
5. Trabalhe de forma inteligente (preferida por 60% das empresas): Isto inclui estar atualizada na tecnologia, mantendo suas habilidades e conhecimentos profissionais atualizados e continuamente à procura de melhorias de produtividade, eficiência e rentabilidade.
6. Trabalhe muito (selecionada por 57% dos
empregadores): "Embora as empresas há anos tem preferido o trabalho
inteligente a trabalhar muito mais, elas ainda querem que você seja dedicado ao
seu trabalho, coloque um esforço extra e seja voluntário para preencher
eventuais lacunas quando necessário".
7. Agrega valor para a organização (escolhido por 52% dos empregadores): recompensas de retenção são um reconhecimento do seu valor. Acompanhe e documente as formas específicas que você adicionou valor ao seu empregador.
8. Contribui para melhorar a força de trabalho (selecionada por 48% das empresas): Existem várias maneiras de fazer isso, inclusive ajudando a aumentar as vendas, reduzir custos, a diminuir a rotatividade de pessoas e fazer sugestões e recomendações úteis.
Como é
que esta lista comparada com a sua? Minha opinião é que você vai encontrar muitas sobreposições
aqui, mas não ficarei surpreso se você também tiver outras
qualidades que valem a pena acrescentar a esta lista.
REFERÊNCIAS:
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