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Mostrando postagens de janeiro 10, 2010

Significado Prático do 5S

Gerisval Alves Pessoa* Daniel da Silva Jatahy** Conceito de 5S È um programa de educação e treinamento que busca a mudança no comportamento e nos hábitos das pessoas, de maneira simples e ao mesmo tempo revolucionária, por meio da prática de ações de melhorias contínuas no ambiente de trabalho e no gerenciamento do dia a dia das organizações. Tem como objetivo principal preparar uma empresa, um departamento, um bairro, uma escola, uma cidade ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente, por meio do envolvimento das pessoas e do trabalho em equipe. Os 5S são uma derivação de cinco palavras de origem japonesa adaptadas para o português conforme descritas abaixo: - Seiri: Senso de Utilização - Seiton: Senso de Ordenação - Seisou: Senso de Limpeza - Seiketsu: Senso de Higiene, Saúde ou Bem Estar - Shitsuke: Senso de Autodisciplina Mas para torná-lo simples, é necessário que entendamos de forma prática o conceito de cada senso e que o torne uma fe

O Papel do Consultor Interno nas Organizações

As organizações necessitam constantemente da prestação de serviços de profissionais especializados para resolverem problemas de natureza técnica ou gerencial em determinados temas, conhecidos como consultores, que utilizam de metodologias para atingir seus objetivos. Tipicamente as metodologias podem ser desenvolvidas seguindo as seguintes etapas: levantamento das necessidades do cliente (entrada e contrato), identificação dos problemas/oportunidades (coleta de dados e diagnóstico), proposição de soluções (feedback e decisão de agir), desenvolvimento, implantação e viabilização de projeto de acordo com as necessidades do cliente (engajamento e implementação) e avaliação (Conclusão, extensão ou reciclagem). Para Campos (2004, p. 211) uma empresa sempre necessitará de consultores, pois estes são agentes que trazem conhecimento sobre matérias específicas. Este pensamento é corroborado por Block (2001) que define o consultor como uma pessoa que está em posição de exercer alguma infl

Como Elaborar Um Plano de Ação

As organizações estão inseridas em um ambiente cada vez mais competitivo e em constantes mudanças que exigem a necessidade de implantar um sistema de gestão que as auxiliem a promoverem as mudanças necessárias à suas sobrevivências e crescimento. Para enfrentar este cenário o sistema de gestão pode utilizar o PDCA como um método para a realização de suas metas, tanto de manutenção quanto de melhoria de resultados. Para melhorar os resultados, os sistemas de gestão com base na filosofia da qualidade total (TQC) sugerem o PDCA de melhorias composto por oito etapas a serem seguidas: P (Plan) - Planejamento: 1. Identificação do problema 2. Observação do problema 3. Análise do processo 4. Plano de ação D (Do) - Execução: 5. Ação C (Check) - Verificação: 6. Verificação dos resultados A (Action) - Ação: 7. Padronização 8. Conclusão Este roteiro básico auxilia as organizações a promoverem melhorias incrementais em seus processos, produt